quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Dia das crianças


Foi na aula de "Soef"
As crianças fizeram uma peça muito legal em cima do texto "A força da imaginação" Foi muito divertido as criancas se sairam muito bem e fizeram o teatro direitinho.

Crash No Limite


Professor José Camelo Ponte
O filme falava do preconceito mais de todos o tipos branco, negro, pardo etc.
É um filme muito bom mais muito confuso, de resto muito bom.
Mais tambem o filme ensina muito e é uma esperiência de vida porque o que o filme conta muitas pessoas já passaram.
Vale a pena assistir.

Museu do futebol

Professorora Rejane
Gostei muito do passei foi muito legal conhecer como começou a história do futebol me diverti bastante e aprendi tambem.
Obrigada pela oportunidade porque acho que nunca iria conhecer o museu!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Perfil do Empreendedor


Professora Rejane

Grande parte do sucesso dos projectos, empresas e negócios depende muito do perfil do empreendedor em termos de personalidade, competências, experiência, capacidade de comunicação e de relacionamento.Ambição - Ser ambicioso e ter uma visão de sucesso para os seus projetos.

Coragem - Saber perder e ganhar e não ter medo do fracasso.

Determinação - Saber lutar pelas suas ideias (teimosia).

Auto confiança - Acreditar nas suas capacidades pessoais e experiência, no projecto que pretende concretizar e na equipa que lidera.

Decisão - Ter capacidade de tomar as decisões que enfrentar ao longo da sua vida, em tempo oportuno, mesmo quando arriscadas, difíceis ou ousadas.

Pragmatismo - Ter capacidade para transformar uma idea ou visão de um negócio, num projecto concreto e assegurar a respectiva gestão corrente.

Independência - Ter preferência pela autonomia, com autoconfiança e autodomínio.

Curiosidade - Procurar continuamente novas ideias e novas oportunidades de negócio.

Criatividade - Ser criativo, ter consciência do valor da criatividade no desenvolvimento dos negócios e apostar na inovação.

Capacidade de Trabalho - Ter capacidade de trabalho e dinamismo em todos os seus empreendimentos, nunca se acomodando.

Motivação - Ser motivado e ter empenho em tudo o que se faz.

Optimismo - Ter uma visão optimista do futuro, enfrentando os obstáculos com confiança e entusiasmo e tendo como meta o sucesso dos seus projectos.

Visão - Capacidade para identificar oportunidades e antecipar projectos antes da sua difusão nos mercados.

Capacidade de Arriscar - Ter capacidade e disposição para assumir riscos, enfrentar desafios e sobreviver a essa instabilidade.

Sentido de Oportunidade - Ter capacidade para percepcionar uma situação que corresponde a uma oportunidade e saber aproveitá-la.

Liderança - Ter objectivos claros e capacidade para organizar, criar uma filosofia e método de trabalho e uma equipa, orientar esforços e motivar colaboradores.

Sentido de responsabilidade - Ter capacidade para aceitar as responsabilidades morais, legais e mentais associadas aos seus projectos.

Resultados - Estar orientado para os resultados que servem, em primeiro lugar, para medir o sucesso do empreendimento.

Recompensa - Gostar de ser recompensado financeiramente ou obter reconhecimento, prestígio ou respeito.

Excelência - Ter o desejo de concretizar qualquer coisa de mérito, pela qual fique orgulhoso.

Organização - Ter capacidade para congregar recursos (humanos, técnicos, materiais e financeiros) e esforços para a consecução de um projecto, organizando-os de forma a garantir a eficiência e eficácia da sua aplicação e a obtenção dos resultados pretendidos.

Delegação - Saber delegar responsabilidades, mantendo o controlo do negócio.

Comunicação Ter facilidade de comunicação com as pessoas.

Experiência - Ter experiência pessoal (escolar e profissional) e conhecimento do negócio que idealizou, em que pretende actuar ou trabalhar e aprender (produtos e serviços, inovação e tecnologias, mercados, parcerias e marcas, financiamentos, modelos de negócio, etc.).


Dica
Os melhores empreendedores são objectivos e divertidos. Um empreendedor que fala abertamente é o rosto de um negócio sólido. O entretenimento implica uma pessoa divertida para trabalhar. Se você não for divertido, arranje uma pessoa que traga a diversão.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O SEGREDO DE LUÍSA


Professora Rejane
" O Segredo de Luiza"Escrito por: Aline Morais Autor: Fernando Dolabela.Resenha do Livro – “O segredo de Luiza”O livro conta a história de Luiza de como ela se tornou uma grande empreendedora. Uma jovem de Ponte Nova, Minas Gerais, que tornou seu sonho realidade. Luiza era uma moça alegre e sonhadora, estudava para ser dentista, esse era o sonho de seu pai, ela era noiva e morava em ponte nova e estudava em uma cidade vizinha. Durante muito tempo ajudava sua madrinha que tinha um empreendimento mais conhecido em ponte nova, era um “shopping” na pequena cidade. Com o passar dos anos na faculdade, Luiza percebe que não tinha menor vocação e vontade para ser dentista. Ponte Nova é a cidade da Goiabada cascão que para Luiza era a melhor goiabada do mundo, em cima disso ela tenha um sonho de vida, um projeto, um objetivo e no livro conta passo a passo como Luiza, tão jovem se torna uma grande empreendedora, o livro também vem com o plano de negócios completo da GMA, empresa de Luiza.

MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS

Professora Rejane
Sobre o negócio em si: o que é o negócio (em uma frase!).Quais produtos e serviços serão oferecidos.Quais as razões que levam a crer que será atingido o sucesso.Quais são as oportunidades (já existentes ou que serão criadas) que você percebe e pretende explorar.Sobre a administração: quem administrará o seu negócio?.Que experiência e formação essas pessoas têm?.Que qualificações busca para a equipe?.Quantos empregados precisará, quais suas atividades e remuneração?.Onde eles trabalharão?.Qual será a estrutura organizacional?.Qual a missão e a visão?Sobre o mercado: quantos ou quem são os clientes potenciais.Onde eles estão, alguns exemplos específicos, como você os atrairá, por que eles escolherão você e não o concorrente.Quem serão seus parceiros e fornecedores.Quem são os concorrentes, quais os fatores do sucesso atual destes concorrentes, qual o seu diferencial competitivo.Qual o seu nicho.Qual a sua delimitação geográfica.Como você vai promover e divulgar seu negócio.Como vai distribuir seu produto.Sobre economia e finanças: fontes do capital.Projeção de faturamento.Investimentos e despesas para os 2 primeiros anos (trimestral).Projeção de fluxo de caixa mensal para o primeiro ano.Volume de negócios necessário para alcançar o ponto de equilíbrio ou o resultado operacional Positivo e em quanto tempo você espera alcançá-lo.Quais as condições para começar a vender e faturar, e quando você espera alcançá-las.Valor do capital imobilizado em instalações e equipamentos.Lista de fontes financeiras potenciais.Garantias de empréstimo.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O que desejo e quero para mim frente às varias possibilidades

O que desejo e quero para mim frente às varias possibilidades


Professora Rejane

Eu quero terminar meus estudos. Mais antes disso quero arrumar um emprego para me ajudar e ajudar a minha família.
Quero ter um bom futuro que me ensine tudo que ainda não sei, quero desafios e ser uma mulher que a própria mãe sinta cada vez mais orgulho de sua filha por batalhar cada vez mais pelo que ela deseja.
Futuramente eu quero fazer a minha faculdade de psicologia porque acho um Maximo mais sei que não será fácil, quero ter minha própria casa e constituir um à família quem sabe, e ser uma pessoa que conseguiu tudo... Acho que não mais um pouco de tudo que sonhou.
Acredito que posso naquilo que quero. Quero tambem se caso conseguir ou não gostar de piscologia fazer turismo porque acho tambem um aprofissão muito boa que te ensina e ao mesmo tempo vc aprende com sua experiências de vida não estou falando não estou falando dessa profissão mais sim do que você realmente quer na sua vida um objetivo que te trará sucesso tanto no profissional como no pessoal.
,

terça-feira, 20 de outubro de 2009

O Segredo de Luísa: Uma Idéia, Uma Paixão e Plano de Negócios

Professora Rejane
Hoje na aula de Práticas Administrativas a aula foi sobre resenhas do livro de 'O segredo de Luísa'.DE fernabdo Dolabela

Gostei muito desse texto e coloquei no meu blog para vocês verem um pouco sobre esse livro que por sinal é muito interessante de se ler!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Comida, Identidade & Cultura

Professor José Camelo Ponte

Todo ato ligado a alimento, provar, sabores – até mesmo o mais simples e corriqueiro – traz consigo uma história e exprime uma “cultura complexa”. Feijoada, pernil com farofa, cuscuz à paulista, vatapá, bolinhos de chuva ou, um simples frango caipira nos leva a falar da formação das identidades locais, regionais e até globais. Cores, movimentos, gostos e até a música, estão vinculados à culinária e, esta, a história, a cultura, e ao modus vivendi de todos nós.
Esse trecho fala da nossa realidade e dos nosso dia a dia achei muito interessante e diferente tambem porque trata de nós seres humanos.
Professor José Camelo Ponte


Reflexão da importância da Amizade

Amizade pra mim é uma palavra única, porque todos têm amigos mais amigos de verdade mesmo só o tempo que irá nos mostrar porque a palavra amizade é tão forte que até deixa magoas.
Porque amigo só aquele que você já conhece há certo tempo pra falar esse sim é o meu amigo porque nele posso confiar e ele em mim, porque muitas vezes falam que são seus amigos por interesse.
Porque a amizade é uma palavra muito seria que pode te fazer feliz e ao mesmo tempo muito triste.
Não brinque com ela porque ela é muito importante em nossas vidas e no nosso dia a dia.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Labaredas do tempo

Professor José Camelo Ponte






É um livro que fala sobre varias poesias, umas que mais gostei foi "Se ma tocares".



Essa poesia fala de homem que ama muito uma mulher e se um dia ela tocar ele,ele vai perdoar ela por tudo que ela vez pra ele e vai amar ela como ele sempre amou!



"Confissão"



Fala de homem que ama muito uma pessoa mais só que ela existe e não existe ao mesmo tempo e todas as noites ele pensa nela tudo pra ele é ela...........



" A vida no parque"



Conta a história de um homem que vivia num , parque e ele gostava muito desse parque adorava de paixão mais só que um dia aquele parque começou a mudar tudo que ele mais gostava foi se acabando e as pessoas mudando, até ele mudou ele começou a crescer a se amadurecer e ele não gostou disso porque pra ele só existia o parque e aquelas pessoas de sempre que ele via todos os dias e gostava muito disso só disso.

domingo, 6 de setembro de 2009

Filme " Homens de Honra"

Professor José Camelo Ponte

Reflexão
O filme mostrou que tudo que queremos na vida não é facil tudo é dificil se queremos aquilo mesmo temos que lutar contra os desafios que virão,preconceitos e etc!
O filme mostrou tambem que tudo na vida é dificil nada é facil aquele homem do filme lutou muito para consequir o que ele queria ultrapassasou todos os limites possiveis para consequir o que ele queria e de tanto lutar ele consequiu ser um mergulhador da marinha, mergulhador chefe.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Professora Rejane



Reflexão/Música: A Lista de Oswaldo Montenegro
Wesley (meu namorado)
Wesley na aula de Praticas Administrativa a professora Rejane aplicou uma dinâmica sobre uma musica e pediu para fazermos uma lista de dez amigos. E desses dez escolhi Você.
Wesley obrigado por você estar na minha vida estou aprendendo muito com você.
Obrigada por me suportar quando não estou bem e quando estou estranha com a vida e com todos.
Obrigada por todos os momentos felizes que passamos juntos e passaremos.
TE AMO


Professora Rejane


A Lista
Oswaldo Montenegro
Composição: Oswaldo Montenegro
Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais...
Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar!
Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar...
Onde você ainda se reconhece
Na foto passada ou no espelho de agora?
Hoje é do jeito que achou que seria
Quantos amigos você jogou fora?
Quantos mistérios que você sondava
Quantos você conseguiu entender?
Quantos segredos que
você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber?
Quantas mentiras você condenava?
Quantas você teve que cometer?
Quantos defeitos sanados com o tempo
Eram o melhor que havia em você?
Quantas canções que você não cantava
Hoje assobia pra sobreviver?
Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você?

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

SISTEMA FINANCEIRO

Professora Angelina

DIA 19-08-09
Objetivo da aula de matemática
.Introdução do sistema Financeiro
.Definição e Finalidades
.Características da Estrutura Do Sistema Financeiro
.Títulos de Créditos
QUESTOES
1- O que significa rentabilidade?
2- O que é capital?
3- O que é prazo?
4- O que é juros?
5- O que é taxa de juros?
6- O que é montante?
7- O que é valor atual?
8- O que é capitalização?
9- O que significa liquidez?
10- Defina sistema financeiro nacional?
11- Quais são as entidades do subsistema normativo?
12- O que é titulo de credito?
13- O que são duplicatas?
14- O que são triplicatas?
15- O que é letra de cambio?
16- O que significa a sigla CDB?
17- Defina subsistema normativo?
18- Defina subsistema operativo?
19- O que amortização?
20- O que são entidades privadas?
RESPOSTA
1- R: Significa aplicar recursos existentes em fundos conservadores.
2- R: É o valor principal de uma operação financeira, sobre o qual incidem outros aplicativos como juros e descontos.
3- R: É o tempo que o capital fica disponibilizado ou imobilizado em determinada operação financeira.
4- R: É o produto obtido por meio da aplicação de um determinado taxa percentual sobre um capital conhecido.
5- R: É o percentual aplicado em determinado capital ou por um prazo conhecido contato em 100 unidades.
6- R: É o produto final de um capital somado ou adicionado após juros produzidos ao final de um período ou prazo determinado ou seja: M=C+J=CAPITAL+JUROS.
7- R: É o valor determinado em determinada data de um montante a ser produzido em um tempo ou prazo para o futuro.
8- R: É o mecanismo financeiro capaz de produzir um novo montante a cada período com aplicação de uma determinada taxa .
9- R: Ter mais recursos aplicado em operações de liquidação imediata.
10- R: Trata-se de um conjunto de instituições financeiras e instrumentos responsáveis por toda a intermediação financeira do mercado.
11- R: As entidades são:
.CONSELHO MONTEIRO NACIONAL
.BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN)
.COMIÇÃO DE VALORES MOBILIARIOS
.BANCO DO BRASIL
.BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL (BNDES)
12- R: Denomina-se titulo de credito os papeis representativos de uma obrigação e emitidos de conformidade com a legislação especifica tipo ou espécie.
13- R: É um titulo de credito que constitui o instrumento de prova de contrato de compra ou venda.
14- R: Segunda via ou reprodução de duplicata por motivo de extrativo ou por não aceite.
15- R: É uma ordem de pagamento a vista e prazo.
16- R: Certificação de Deposito Bancário
17- R: É composto pelas entidades que controlam e regulam o funcionamento do sistema
18- R: É composto pelas instituições publicas e privadas que operam e fazem o sistema funcionar.
19- R: É a injeção de um valor com a finalidade de abater de um montante um determinado valor visado uma divida contraída.
20- R: São entidades publicas ou privadas cuja atividade principal ou acessório é a coleta ou aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros .

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

BIOPSICOÉTICA

Professor José Camelo Ponte


Tema:Organização do conhecimento
Porque é importante a organização do conhecimento?

Reflexão
Se cada um organizar seus conhecimentos, poderão usufruir cada vez mais e se não organizar vai ser uma bagunça.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Pandemia de gripe A de 2009

A pandemia de gripe de 2009 (inicialmente designada como gripe suína e em abril de 2009 como gripe A) é um surto global de uma variante de gripe suína cujos primeiros casos ocorreram no México em meados do mês de março de 2009,[60] veio a espalhar-se pelo mundo, tendo começado pela América do Norte, atingindo pouco tempo depois a Europa e a Oceania. O vírus foi identificado como Influenza A subtipo H1N1, uma variante nova da gripe suína. Ele contém ADN típico de vírus aviários, suínos e humanos, incluindo elementos dos vírus suínos europeus e asiáticos. Os sintomas da doença são o aparecimento repentino de febre, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação nos olhos e fluxo nasal.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pandemia_de_gripe_A_de_2009.

BIOPSICOÉTICA

Professor José Ponte

BIO- (Impulso)
PSICO-(Rede de conhecimento)
Ética-(Acordo que faço comigo mesmo)

Teoria da Biopsicoética

Professor Jósé Camelo Ponte

Biopsicoética é um processo de "construção do eu/ser/ser mundo" que busca, na práxis e no modus vivendi do contexto escolar, a verdade e a realidade social do ensino-aprendizagem. Para isso, propõe atitudes críticas, criativas, harmônicas, capazes de levar cada disciplina específica na diversidade curricular a aprender e apreender para a vida. Encontrar respostas passa pela necessidade de inter-relacionamento humano, porque o conhecimento é obra coletiva que só encontra sua razão de ser no que contribui para a continuidade da história, para além de toda e qualquer precariedade humana. Ler implica uma reflexão de leitura e escrita de mundo e a inserção social de uma identidade que se reafirma no seio social.
Bibliografia
PONTE, J. C. Leitura: identidade & inserção social. São Paulo: Paulus, 2007.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_Biopsico%C3%A9tica.